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sexta-feira, 30 de março de 2012

FAÇA VC MESMO SUA CABECEIRA!!!

Hoje vamos  falar sobre cabeceiras!!
É tão comum as pessoas ficarem na dúvida do que colocar na cabeceira da cama que, muitas vezes, acabam passando anos com a parede mais importante do quarto vazia… por isso, hoje trouxe  inspirações para todos os gostos, com dicas do que e de como deixar sua cabeceira super legal e criativa. MAS A  GRANA TÁ CURTA? isso não é problema pra nós não é mesmo? Pois existem muitas opções pra que vc possa FAZER  uma cabeceira linda para seu querto ou dos seus filhos , gastando muitto pouco mesmo!!!
  Aqui vai um exemplo passo a passo com fotos para que vc possa se inspirar:


O TECIDO 
A ESTRUTURA
A ESPUMA
O REVESTIMENTO

A MONTAGEM
A FIXAÇÃO
 Agora é só escolher o tecido que mais lhe agrada e soltar a imaginação.

VAMOS A MAIS EXEMPLOS:

Olha esta  ideia super bacana (e barata) para usar como cabeceira, feita de tecido e varão (sim, esses de cortina!).
Para uma cama de 1,40 m de largura (padrão casal) você vai precisar de:
  • 1,50 m de tecido (será preciso fazer uma bainha como acabamento). O pano pode ser estampado, florido, listrado…;
  • Um varão (na foto é do tipo cromado);
  • Cerca de dez argolas com clipes.
Os clipes facilitam a retirada do tecido para lavar ou mesmo para trocar (sim, você pode ter vários diferentes e mudar sempre que quiser!).
Quem tem um pouco de habilidade e gosta de artesanato, pode arriscar uma pintura no tecido, como o da foto abaixo, usando os mesmos tons do enxoval.

 Mais varão:
Outra opção muito econômica seria uma cabeceira em adesivo, vc pode personalizá-la, dando muita personalidade ao quarto:


Cabeceira de almofada:

                                           Cabeceira reutilizando uma janela antiga:

Também podemos utilizar deck de madeira pintado com a cor de sua preferência:
Madeira de demolição:
Portas antigas
Retratos de famíla
São tantas as alternativas .... que os modelos prontos e caros  já não são mais tão atraentes assim...






quinta-feira, 29 de março de 2012

Penteadeiras

Imagine  ter um  cantinho especial no quarto, para se sentar e com calma se arrumar, pentear o cabelo e se maquiar! Nada melhor do que resgatar esse móvel encantador dos tempos da vovó e montar uma penteadeira no quarto, com espaço para guardar todas as maquiagens, jóias e outras coisinhas.
 Eu particularmente ainda não tenho um lugar definido para guardar minhas maquiagens, elas ficam em organizadores, necessaire, gavetas de cômoda e maletas, mas com tempo quero me inspirar em alguma penteadeira e ter a minha estilo de camarim, com as luzes no espelho, as gavetas extensas com vidro, cheio de divisórias.
 

 E se vc encontrar uma em algum lugar de antiguidades não perca tempo, elas estão cada vez mais extintas, e quem tem uma não quer vender.
Deixo então algumas idéias pra vcs se inspirarem....



 


quarta-feira, 28 de março de 2012

Feng Shui

Essa técnica milenar chinesa de harmonização de energia da casa invade o Ocidente e modifica radicalmente o nosso olhar em relação às nossas moradias. Com o Feng Shui, cores, formas e disposição dos objetos passam a ter uma importância pelos ocidentais.

Ao entrar numa casa, a primeira impressão já nos revela uma série de informações. Num relance, já podemos avaliar se ela é clara e luminosa, se os móveis estão dispostos em harmonia, se a limpeza e a organização fazem parte dos hábitos da família. Cheiros e perfumes, tonalidades alegres ou tristes, agitação ou calma traduzem para nós o que achamos de astral da moradia. Pois os chineses, há 500 anos, se detiveram para pensar quais seriam exatamente os elementos que poderiam garantir o bom astral da casa, trazendo equilíbrio, felicidade e bem-estar aos seus habitantes. A esse método de harmonização de ambientes foi dado o nome de Feng Shui.

As palavras Feng Shui apontam como poderíamos trabalhar a energia de uma habitação. Feng significa vento e indica que pela casa circula uma energia poderosa e vital tão invisível quanto ele. Shui significa água e mostra que essa energia pode Ter o comportamento da água, circulando como um rio em um lugar ou estacionando como um lago em outro. Essa energia é chamada pelos chineses ch’i (pronuncia-se tchi), ou energia vital. O Feng Shui orienta o fluxo do ch’i, que circula pela casa, com diversas técnicas, fornecidas pelas suas três escolas principais: a da forma, a da bússola e a do Chapéu Negro.

terça-feira, 27 de março de 2012

Por Que Decorar? (1998)

 Decoração-Qual seu conceito, origem
e história? A palavra tem origem na antiga Roma- decoratione- mas seu
conceito remonta aos egípcios. Curiosamente, de todas as línguas
neolatinas, o italiano é o único idioma que utiliza outra palavra para a
idéia:
arrendamento. O inglês, a mais importante língua do mundo
moderno, também a utiliza -
decoration.

Decorar, como precisa  o importante historiador, poeta, etc, Edward
Lucie-Smith -
Furniture: a Concise History ,Thames and Hudson , em
termos históricos , era uma tarefa supérflua. Claro, os povos nômades,
dos quais descendemos, não tinham essa preocupação. Depois,  surgiram
a casa, os  templos, os palácios,etc.

Na sua primeira e mais conhecida acepção, decorar significa embelezar.
Uma simples observação da  cadeira e escabelo (
footstool, ottoman)  na
tumba de Tutakamon deixa claro esse aspecto. Havia a preocupação
nítida de decorar o objeto, ou seja, a cadeira. Assim, decorar significava
ornamentar  móveis, vasos, ânforas,etc ;ntroduzir neles uma série de
novas linhas, ornatos em baixo ou alto relevo.

Em algumas ocasiões, utilizavam-se materiais diferentes para essa
finalidade. Ou enatão, como no caso de peças feitas de madeira,
combinavam-se diferentes variedades, cabendo a mais nobre, por
exemplo o ébano, a função de ornato. De qualquer forma,  o
leitmotiv
era a elaboração de um  efeito visual que proporcionase  prazer e
conforto espiritual.

Em algumas oportunidades, como por exemplo  nos afrescos ou ânforas,
os motivos eram relatos de grandes feitos humanos ou tragédias - como
guerras, conquistas, etc.  Nestes casos, constituiram peças fundamentais
para a compreensão da história humana.    Esta é, sem dúvida,  a sua
primeira e mais comum acepção.

Mas, o  que leva o homem a criar obras de arte?  H. W.  Janson,  na sua
monumenntal obra
A História da Arte  (Fundação Calouste Gulbenkian,
Lisboa,1989) afirma que a arte tem origem na  necessidade do homen de
decorar, enfeitar o mundo que o cerca,  embelezar sua vida e a do  seu
habitat.. Os afrescos - desenhos, nas cavernas, são  testemuhnos
incontestá¡veis, desde os primórdios,  de tal raciocínio. Nesse sentido , a
necessidade humana da decoração termina por desdobrar-se em   artes
maiores:  a pintura e escultura. É a
mater.

Avancemos uim pouco no seu conceito e história. No princípio, os
primeiros objetos  foram as cadeiras, escabelos, baús e camas. A cadeira
era símbolo de poder e daí,  creio,  o escabelo era uma necessidade para
igualar, na horizontal, a visão  do superior à do  subordinado.
Posteriormente, ele cairá em desuso. A história da decoração, nos seus
primórrdios,   confunde-se com a do mobiliário. E, é claro que assim o
seja pois, o mobiliário  foi e continua sendo o elemento essencial na
decoração.

A Idade Média  nada nos deixou de interessante nesse campo. O século
XV, além do nascimento da imprensa, por Gutemberg,  nos trouxe a
descoberta da mesa para comer como objeto essencial, e da tapeçaria.
Parece-me que a bancada de trabalho, mesa alta própria para trabalhos
manuais em pé,  antecedeu a idéia da mesa para comer. O uso do  garfo
surge oficialmente com Henrique III, em 1536 . O quadro de Leonardo
da Vinci sobre a Santa Ceia nos confunde. Na época de Cristo , não havia
mesa para refeições.

E a relação entre arquitetura e decoração? Questão delicada, porém me
atreveria a afirmar que a arquitetura é a sua mestra ou,
expressando-me melhor, seu conjunto de restrições. Os arcos romanos -
bizantinos -  e góticos expressavm a  dificuldade do homem para vencer
as forças de tração na flexão! Uma curiosidade histórica da engenharia
estrutural.  Depois,  com o o aço  e o concreto armado, os vãos
tornaram-se realmente livres, permitindo novos vôos para construtores ,
arquitetos e decoradores de interiores.

A decoraçao ,propriamente dita, surge apenas após o Renascimento.
Caberia destacar especialmente o empenho, nesse sentido, dos reis
Líuises da França- Luís XIV, XV e XVI. E, em particular, Luís XIV, o Rei
Sol,  construtor do magnífico Palácio de Versailles.

O mais importante significado da decoração no mundo moderno
partece-me  que é tentar dar equilíbrio  e harmonia a um conjunto de
peças, cores,  ,objetos, obras de arte,etc, com formas e texturas
diversas, concebidas quase sempre em diferentes contextos  históricos
(denominados estilos, em outras palavras, épicos) dentro de um
determinado espaço ( definido por piso, paredes e teto - o contorno,
enfim- no caso da decoração de interiores) tendo por finalidade dar
conforto e prazer a quem utiuliza o ambiente. Tarefa nada fácil.
Sobretudo, num mundo de mudanças tão rápidas.

Novas necessidades embasadas em novos materiais e tecnologias
surgem do dia para a noite. A eletricidade, o telefone, a televisão, o
computador,etc. Além disso, os hábitos, no decorrer do desenvolvimento
sócio-econômico,  mudam e surgem os bares, restaurantes e hoteis. A
casa tem que mudar, apesar de sua natural  associação com o ventre
materno. É a vida. Como bem precisou Gardel, nada é eterno. Eis aí a
questão. A premissa para esses argumentos é a de tratar-se de
sociedades com certo nível de desenvolvimento social e cultural, pois,
como bem afirmam os autores de
World Furniture (editado por Noel
Rilev, New Jersey,1989) "furniture is a better cultural barometer than
either" (os móveis  são, dentre todos, o melhor barômetro cultural).

A decoração aparece, primeiramente nesse mais recente sentido , nos
palácios e cortes.   Posteriormente, a partir do século XIX, tende a se
tornar mais tangível para as classes  menos abastadas  no Primeiro
Mundo. O estilo  Biedermeier - tentativa alemã para a popularização  do
mobiliário  e de sua industrialização - é nesse aspecto extremamente
revelador. Mas é apenas a partir deste século XX que ela passa a existir
em larga escala. Tornou-se uma verdadeira necessidade.  Desdobrou-se,
além do mais, no paisagismo.
Pari passu com o surgimento dos decoradores surgiram os designers. São
inúmeros os exemplos, no entanto, mesmo num texto curto como esse
não posso esquecer o nome de Thomas Chippendale no século XVIII.
Dedicavam-se, como até hoje o fazem, aos projetos-designs- de peças,
objetos,etc.

A maioria das pessoas tende a confundir, segundo minhas observações, a
figura do decorador a do  designer, por isso insisto em tentar estabelecer
essa diferença.  O designer resolve elementos individuais, peças, objetos
etc, não espaços. O decorador, como afirmei acima, tentará dar
harmonia a  combinação de difrentes peças, criadas por diferentes
designers,  em diversos períodos históricos. Esta sua arte. Nada fácil.

Aos decoradores, designers e paisagistas duas observações me parecem
interessantíssimas . A clássica  e generalizada afirmação  : "Mas isto é
apenas um detalhe" me ocorre a máxima  : "O diabo,  é¨ que Deus está
nos detalhes"; e a segunda,  de um decorador de fala inglesa, que  numa
tradução livre diz mais ou menos assim: "o decorador deve estar
constantemente educando seus olhos atrtavés de visitas a museus, do
olhar para pinturas, esculturas,  livros, revistas,  móveis, edifícios,etc.".
Parece-me um bom conselho, pois "os olhos"  precisam ser educados.

Pappilons... somos todos Borboletas em constantes metamorfoses....

Passa uma Borboleta

Passa uma borboleta por diante de mim
E pela primeira vez no Universo eu reparo
Que as borboletas não têm cor nem movimento,
Assim como as flores não têm perfume nem cor.
A cor é que tem cor nas asas da borboleta,
No movimento da borboleta o movimento é que se move,
O perfume é que tem perfume no perfume da flor.
A borboleta é apenas borboleta
E a flor é apenas flor.